fbpx

A Inspiração Secular

A inspiração secular com 50% de álcool, e o que ela mostra de mudanças na produção de bebidas

A inspiração secular que mostra mudanças no mercado de bebidas | Também chamado de “lion milk”, o Raki é uma bebida tradicional no leste europeu que apresenta 50% de álcool em sua composição, além de promover um ritual afetivo. No Brasil, a cachaça faz essa função, tanto pela semelhança em porcentagem alcoólica quanto pela maneira amigável de ser ofertada, como um tipo de “boas vindas”. Em solo brasileiro também é possível encontrar o raki para venda, seja online ou em casas de produtos turcos. Mas… Em que isso é importante para produtores de bebidas?

Fonte: Nossa UOL

Nós brasileiros nos acostumamos à cultura dos EUA, essa tão incisivamente colocada desde o século 19. O nosso entretenimento, consumo e produção é fortemente ligada à cultura estadunidense, por isso até hoje ainda reproduzimos diversos dos seus costumes. No entanto, isso vem mudando significativamente no cenário mundial, e apesar de ainda estarmos em um país altamente influenciado pelos Estados Unidos, o mercado de bebidas não está isento dessa nova realidade por sua conexão a nível global.

A Inspiração Secular

O aumento no consumo de kombucha é um exemplo significativo dessa tendência, de como a cultura do leste do mundo, para além da Europa, vem cada vez mais ganhando força. Com a economia estadunidense em crise, o destaque para costumes e valores chineses, por exemplo, têm se apresentado como uma tendência.

Isso não significa necessariamente que trocaremos a cachacinha pelo raki, mas que há a possibilidade de vermos um crescimento da chegada de “novas/antigas” bebidas isso é perceptível a nível de mercado. Além disso, a história por trás delas, assim como a forma de proporcionar saúde (como no caso da kombucha), também são atrativos importantes, sobretudo às mais recentes gerações consumidoras.

Assim, o leque de possibilidades para inovar é extenso. Que tal uma cachacinha de raki? Ou um drink inspirado na bebida? Ou, quem sabe, produzi-la em escala de mercado? Seja qual for a escolha, é essencial pensar em qualidade e planejamento, para que a oportunidade não vire um grande problema.