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Bebidas no digital é a oportunidade que não pode ser perdida

Bebidas vendidas em meio digital têm mostrado um grande potencial de crescimento com espaços ainda a serem explorados

Bebidas no digital é a oportunidade que não pode ser perdida | Calma, você não é o único que ainda está aprendendo a utilizar o e-commerce! Na verdade, esse meio de vendas digital ainda é um solo fértil de crescimento que, aos poucos, vai ganhando espaço. O crescimento rápido das plataformas digitais trazem mesmo essa sensação de “não-acompanhamento”, mas admitir que estamos todos ainda nos situando não significa que não devemos começar a agir em prol do crescimento.

O consumidor omnichannel, esse a qual hoje temos que estar disponíveis e atentos, é o indivíduo que pode contar presença em todos os canais da marca disponíveis e espera poder efetuar uma compra em qualquer um deles. Redes sociais, site, aplicativos de mensagem, telefone, email… Seja onde o contato seja feito, a venda tem que acontecer. Integração é a palavra, por exemplo: o seu cliente pode estar em sua loja física e conferir nas redes sociais a disponibilidade de um produto que deseja, ou ainda, realizar a compra online depois de testar modelos de produtos em um evento onde a sua loja/empresa esteve presente.

Pensando nesse público, é perceptível a relevância de um bom e-commerce, seja para experimentação e informação para o cliente ou para a compra efetiva. Pensar em jornada de compra é aliar canais e plataformas de maneira a contribuir para a “viagem” do cliente por sua empresa e o que ela oferece como solução. “Consumimos alimentos e bebidas de forma omnichannel há muito tempo, mas sempre há o que aperfeiçoar. Afinal, o consumidor não é único, mas múltiplo, com uma infinidade de desejos”, diz Marcelo Osanai, Head de E-Commerce da e-Nielsen|Ebit.

Bebidas no digital é a oportunidade que não pode ser perdida

O setor de bebidas é um grande case para sentir essa evolução de consumo via digital. A compra de produtos desse segmento por site, loja virtual e links de compra não é mais uma novidade tão grande assim, tendo até aplicativos e clubes de assinatura dedicados a essa forma de compra. Um exemplo claro: o Gin vende 81% no online, enquanto no offline são 56%.

Além disso, apostar no digital é uma solução cabível por diversas razões e contextos. O aumento do volume de compras online como consequência do período de isolamento, o acesso a sabores de todo o Brasil (sobretudo com as premiações no ramo de bebidas que retornaram com o fim da pandemia), a praticidade da compra e compartilhamento do link para conhecidos e parentes… Surfar a onda do digital é praticamente um investimento inevitável.

Claro que, como na venda física do bom tratamento ao cliente olho a olho, a fidelização é importantíssima. Em meio digital, na falta desse contato humano, fatores como a acessibilidade da plataforma, o contato para dúvidas, a embalagem, o acompanhamento do envio do produto e a qualidade do mesmo em si são de fundamental importância. Receber uma bebida contaminada, não estando bem vedada, amassada ou demais situações podem ser determinantes no mantimento ou perda daquele cliente, por isso mesmo o investimento em bons equipamentos e materiais não pode ser negligenciado sob nenhuma hipótese.

Enfim, planejamento gera bom crescimento e crescimento pede investimento. Estabeleça um plano de e-commerce, invista num bom funcionamento do mesmo sem perder a qualidade do produto, e verá uma evolução muito bem-vinda.

Fonte: e-commerce brasil