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Inflação tem exigido reação

Como contornar os impactos da inflação de forma inteligente no setor de bebidas

Inflação tem exigido reação | A notícia não é boa, a previsão é que teremos que lidar com a inflação em alta por todo o ano de 2023. De acordo com o Diário do Comércio, o Banco Central afirma que a inflação só ficará dentro da meta em 2024, o que significa que teremos um ano longo pela frente. E como “não adianta chorar pelo leite derramado”, precisamos nos atentar a formas inteligentes de direcionar estratégias para passar por esse desafio.

Temos a oportunidade “dois coelhos em uma cajadada” quando pensamos no perfil consumidor da atual geração e em uma forma de contornar a situação: qualidade > quantidade. Sim, sabemos que há esse sonho e expectativa do mercado em ver as prateleiras repletas do seu produto, mas na atual conjuntura, uma bebida comprovadamente de qualidade, e pensado a um público de perfil mais exigente, tem se mostrado mais vantajosa. Além disso, a aposta em segmentos de saúde e bem-estar entrega um retorno comprovado no mercado, sendo uma promissora forma de direcionamento estratégico.

Ainda sobre saúde, apostar em segmentos como zero álcool, sem glúten, low carb, probiótico e 100% malte, também são maneiras que apresentam crescimento no mercado, como já informamos no post “O pouco explorado mercado das cervejas gluten free” em nosso blog.

Em relação a preços e propostas mais populares, bebidas mais “prontas” são uma excelente forma de redirecionar parte dos recursos. A uma parcela significativa dos consumidores, como já mostramos em uma matéria anterior do Blog da Inlager, consumir drinks e combinações já prontas em um só produto têm sido mais interessante que produzir com insumos separados. Latas ou garrafas com caipirinhas, negronis e mais clássicos de Inflação tem exigido reaçãosão algumas das tendências salvadoras para se surfar na onda.

Falando de produção, a premissa da qualidade não apenas se mantém como é ainda mais essencial. Esse é o momento perfeito para redirecionar energia e recursos em “arrumar a casa”, sobrepondo ao volume de produção em si. Divulgação bem feita do produto, parcerias, produções colaborativas, equipamentos mais seguros… Esses são temas importantíssimos que auxiliarão no processo de se preparar para dar impulso. Como dizemos em nossos posts, crescimento vem com investimento, e a aposta que parece mais inteligente hoje é fazê-lo no processo e na valorização do produto.

Enfim, apostar de forma inteligente nesse período difícil significa planejar caminhos adjacentes e redirecionar recursos e foco. Acima de para onde decida seguir, cuidar para que o produto seja entregue com a melhor experiência é de fundamental importância, seja na vedação, envase ou sanitização. Uma bebida pode ser maravilhosa, mas basta uma experiência ruim, sobretudo sobre contaminação, para perder um cliente.