fbpx

Limpou, abriu, lucrou

Limpou, abriu, lucrou: o estilo de bebida que aumentou o consumo em 60% no brasil

Limpou, abriu, lucrou | O mercado atual engloba a cada dia mais o novo perfil de consumidor em que praticidade, conveniência, sustentabilidade e bem-estar é de grande apelo e de interesse essencial, a chamada “Geração Z”. Essa, que por muito tempo foi vista como futura geração consumidora, já está cumprindo essa expectativa, gerando demanda em atualização e mudanças no formato de produção e venda.

Com isso, novas tendências e formatos de consumo começam a dar as caras. Investimento em bem-estar e atividades naturais são grandes enfoques de crescimento, o que tem ampliado a preferência por embalagens portáteis e produtos mais leves. No meio do mercado de bebidas, não é diferente. Um relatório da Nielsen Scantrack aponta que a bebida “ready to drink” cresceu em 60% o consumo no Brasil e, de acordo com a InsightAce Analytic, houve um movimento global de 32,9 bilhões de dólares nesse estilo de bebida.

> O que é uma bebida “ready to drink“?

Esse estilo de bebida, que já é tendência crescente no Brasil, é traduzido como “pronto para beber” , e faz referência a drinks e receitas prontas, como a caipirinha, a margarita e o daiquiri. Também intituladas “bebidas mistas”, esses drinks costumam ter baixo a moderado teor alcoólico e com redução significativa de açúcares.

> Qual a vantagem da bebida “ready to drink“?

As vantagens desse formato de bebida moram justamente na praticidade e compactabilidade do produto. Por isso, o envase em latas se tornou um grande aliado dessa tendência. Assim, apresenta uma oportunidade de diversificação a produtores de bebidas, tanto pelo alcance quanto pelo vasto potencial criativo que oferecem os “drinks em lata”.

limpou, abriu, lucrou lata

Sem fila, sem necessidade de muito espaço para armazenar, possibilidade de alto volume em pouco espaço e harmonização simples com alimentos práticos e saudáveis… Essas são mais alguns pontos positivos do “ready to drink” que tem contemplado a esse novo consumidor.

Além disso, o fator sustentabilidade também pesa na decisão de consumo, e a alta taxa de reciclagem do material em lata no Brasil apresenta uma solução interessante à questão, como já elucidamos no post “Água em Lata é a mais nova tendência brasileira”.

A fim de manter a qualidade do produto para além do sabor da bebida, a segurança na vedação e envase não podem ser ignoradas. Para aproveitar essa oportunidade de mercado de forma produtiva e confiável, é necessário evitar contaminação e mal fechamento da embalagem para que a oportunidade não se torne um problema! Assim, o investimento em recravadoras ou, no caso de uma maior demanda, sistemas integrados é uma solução eficiente e de potencial retorno.

.Fontes: Gastronomia Carioca e StartSe