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Tendências para o setor de bebidas em 2023

Tendências para o setor de bebidas incluem a experiência do consumidor, marketplaces, sustentabilidade e logística

Tendências para o setor de bebidas em 2023 |  As perspectivas do próximo ano para o mercado de bebidas é promissor e otimista. De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas), 52% das pessoas consultadas em entrevista intencionam manter o tamanho de seu negócio, enquanto 42% pretendem expandir seu empreendimento, ainda que muitos empresários tenham enfrentado uma baixa significativa de faturamento durante a pandemia.

Mas claro, assim como os mais diversos setores, o setor de bebidas está se atualizando à medida que cresce. Nesse fim de ano já podemos ter um vislumbre dos desafios e oportunidades a serem enfrentados em 2023, e com isso compreender onde vai morar a atualização e crescimento no mercado de bebidas.

Para começar, o consumidor brasileiro mudou significativamente o seu hábito de consumo durante a pandemia, se perdurando até hoje. A compra online de produtos de supermercado é uma tendência crescente desde meados de 2019, aumentando a busca por produtos com diferencias em saúde, sustentabilidade e qualidade.

A pandemia também trouxe o interesse por novos hobbies, como a cozinha, o que valorizou produtos mais requintados e também que houvessem indicações através do entretenimento, como em programas de culinária. Além disso, o setor de saúde e bem estar foi e continua sendo muito visado, aumentando o número de pessoas vegetarianas e veganas, assim como o interesse por refeições mais equilibradas.

Assim sendo, as empresas que consigam transformar as vantagens dos seus produtos em benefícios saudáveis em carga física e mental aos consumidores tendem a crescer exponencialmente. Promover uma visão mais ativa, participativa em hobbies e interesses, pode ser uma excelente oportunidade de conquistar clientes fiéis.

Tendências para o setor de bebidas em 2023

Os canais digitais, esses tão essenciais nos últimos anos, se tornaram não só meio de compra direta mas principalmente de tomada de decisão. Dessa forma, diversificar os meios de venda é uma maneira eficaz de facilitar a venda, normalmente pelos canais sites de busca + redes sociais + palavras-chave. Os marketplaces vêm chamando a atenção pelo volume de compra, a exemplo do Mercado Livre que apresenta um crescimento significativo de vendas de bebidas em sua plataforma.

Sobre logística, o valor, prazo e forma de entrega/frete tem sido fatores tão relevantes quanto a qualidade e preço do produto na decisão de compra. A otimização desse processo apresenta melhoras no volume de vendas e empresas que oferecem envio rápido e valores mais competitivos tendem a ter mais apelo ao consumidor.

Por último, mas com certeza não menos importante, a sustentabilidade é um dos assuntos da vez. De acordo com um estudo promovido pela Nielsen, 42% dos consumidores brasileiros estão mudando seus hábitos de consumo para reduzir o impacto no meio ambiente.

Para o setor de bebidas, evitar desperdícios, cuidar dos aspectos socioambientais da empresa e processo de produção e a publicidade positiva, são exemplos de ações relevantes a essa tendência de mercado que não só é incentivada, como cada vez mais necessária devido à Geração Z enquanto mais nova consumidora.

A Inlager possui em seus equipamentos sensores e tecnologia anti-desperdício justamente para entregar mais produtividade e qualidade ao produtor e, consequentemente, ao consumidor. Em nossa loja, pode-se conferir soluções completas para sanitização, envase, arrolhamento, recravamento e compatibilidade que não só estão de acordo com as novas tendências quanto com a supervisão do MAPA.

Fontes: Olist | Bares e Restaurantes